PERGUNTAS  E  RESPOSTAS FREQUENTES

Quando receberei o troféu que ganhei ?
Conforme o regulamento os troféus serão entregues no encontro do ARAUCÁRIA DX GROUP que geralmente acontecem na FENARCOM ou outro local préviamente divulgado. A entrega pode demorar até 4 ou 5 anos.  As estações do exterior receberão seus troféus via correio.

Quando estarão disponíveis para download os diplomas ?
Disponibilizaremos diplomas para os primeiros colocados em cada categoria antes da edição do concurso do próximo ano. Procure um local que faz impressões rápidas e imprima seu diplomas. Para baixar o arquivo acesse a página de resultados e selecione o ano e a edição.

Posso operar estação móvel terrestre ou marítimo durante o concurso?
Sim. Você pode operar estação móvel terrestre ou móvel marítimo e o contato será validado. Caso você mude de grid será válido o novo multiplicador porém o contato será duplo. Não são válidos contatos com estações móvel aéreo.

Posso convidar estações de outras bandas para QSY para banda onde estou operando ?
Sim. Por exemplo: você participa como Único Operador 144MHz, você pode ir a 50MHz e convidar estações para tentativa de qso´s em 144MHz. Encorajamos ao máximo os QSO´s com troca de bandas entre as estações participantes, mas cuidado para com a regra abaixo.

Posso escolher categoria banda única e se solicitado, para multiplicador, mudar de banda ?
Sim. Por exemplo: você escolheu participar como Operador Único 50MHz e determinada estação lhe convida para tentar um qso em 144MHz pois você é um raro multiplicador. Você pode mudar, tentar o contato sem prejuízo para sua operação como Único Operador em 50MHz. Para isso basta enviar o seu log de 50mhz e também um Check Log para o contato em 144MHz. Para efeitos de participação com pontuação como Operador Único Single Band, vale sempre a banda do primeiro qso realizado. Você não pode começar em 50MHz e depois enviar um log válido para qso´s em 144MHz. Neste caso todos os seus qso´s serão considerados como Único Operador ALL BAND ou Check Log.

Com a entrada do horário de verão em outubro, vai mudar também o horário do AVHFC ?
Não. O horário do concurso   é em UTC e não muda. No total são 40 horas de operação. Começa  as 00:00 UTC de sábado e termina as 16:00 UTC de domingo. As  regiões  onde  for implantado o horário de verão, deverão a meia noite de sábado para domingo, adiantar seus relógios em 1 hora e ajustar somente a HORA LOCAL.

Não sei calcular meu GRID. Como eu faço ?
Não se desespere. Nosso  amigo Bone PP5VX, disponibilizou uma  interessante calculadora de GRID para que você possa  identificar  a partir de coordenadas geográficas  de seu QTH qual é o GRID LOCATOR de sua estação. Caso não tenha a  coordenada do QTH, utilize as do centro geográfico de sua cidade. Para coordenadas  de  sua  cidade  clique  aqui.  Para  acessar  a  calculadora clique aqui. Outra ferramenta importante é o Locator Finder criado por F6FVY com base no GoogleMaps. Para acessá-lo cliqueaqui.

A operação no AVHFC é segmentada por modos e tem horários determinados?
Não. Você pode operar SSB, CW ou FM a qualquer tempo durante o concurso. Aproveite possíveis aberturas de propagação e divirta-se. Porém observe o plano de freqüência recomendado para cada banda e modo.

Posso usar o Cluster ?
Sim. No Araucária VHF Contest é permitido o uso do Cluster, pois consideramos esta ferramenta como importante no auxilio ao DX.

É possível operar somente a banda de 144MHz ?
Sim. Participe na banda, modo e categoria que desejar, conforme consta do regulamento.

Qual potência posso usar no Araucária VHF Contest ?
Observe o que diz na sua licença de estação. Recomendamos que utilize o máximo possível dentro dos limites estabelecidos nas normas.

Qual polarização de antena devo usar ?
Você escolhe a polarização que melhor lhe convier. Em 50MHz é adotada exclusivamente polarização horizontal. Em 144MHz, em aberturas a longa distancia, em alguns modos de propagação, especialmente na TEP (Propagação Transequatorial), a polarização horizontal tem mostrado melhores resultados, sem falar que nesta polarização o ruído é menor. Caso seja possível utilize tanto polarização horizontal como vertical, pois teremos estações em ambas polarizações.

Se eu trabalhar uma estação e ela não enviar o log serei penalizado ?
Serão considerados válidos contatos com estações que figurarem em 3 ou mais log´s. Portanto se você fez um contato, não se preocupe. Para ele ser validado a estação deverá estar em pelo menos outros 3 relatórios. Nosso objetivo não é penalizar ninguém.

Se eu participar e não enviar meu log serei hostilizado ?
Muitas estações entram em concursos com a finalidade de caçar figurinhas. Um novo grid, um novo pais, um novo estado ou mesmo uma nova cidade. O Araucária VHF Contest é um concurso moderno e organizado dentro de padrões internacionais. Caso você participe e por algum motivo  não envie o log, seus contatos serão validados caso apareçam em pelo menos 3 log´s recebidos. Não se preocupe. Você não será hostilizado e sua participação será sempre bem vinda com ou sem log. Estamos trabalhando para lhe proporcionar condições de envio do relatório de forma prática, via formulário da web, o que vai facilitar demais para todos. O importante é você participar da festa.

Meu indicativo  que esta  em processo de promoção  de classe e não esta aparecendo no site de busca da Anatel. Posso participar ?
Utilize o indicativo que você tem em mãos e que seja válido. Se a Anatel já expediu sua nova licença mesmo que ela não pareça no site, participe e se divirta. Não cabe a nós organizadores do concurso fiscalizar a validade ou não de um indicativo e estas questões devem ser resolvidas e apuradas pela própria agência reguladora.

Como devo identificar minha estação se operar fora do estado durante o concurso ?
Para facilitar a identificação, evitando possíveis confusões, sugerimos que as estações que operam fora de seu estado sede, informe a área de operação durante a chamada ou qso. Por exemplo:  Estação PY5XX operando no Rio Grande do Sul poderá chamar CQ como PY3/PY5XX (preferencialmente) ou PY5XX/PY3.

Como faço para me inscrever e participar do Araucária VHF Contest ?
Não existe a necessidade de inscrição prévia. Participe do concurso seguindo o que determina o regulamento. Caso você queira divulgar sua participação clique aqui.

Qual programa de log devo usar durante o Araucária VHF Contest ?
Você pode utilizar qualquer programa. A organização do concurso sugere a utilização do N1MM pela facilidade de configuração do módulo e por gerar relatórios em formato Cabrillo o que ajuda demais na apuração do resultado.

Posso fazer contatos em 50 e possivelmente em 144MHz com estações de outros países ?
Sim. O Araucária VHF Contest é um evento internacional, onde estações sulamericanas trabalham estações de outros continentes. Uma estação brasileira pode trabalhar por exemplo a Argentina, Estados Unidos, Japão ou paises da Europa. Já estações de fora de nosso continente (ex: Europa, Estados Unidos, Japão)  podem trabalhar somente estações sulamericanas.

É permitido operar mais de um equipamento durante o concurso ?
Sim. Para estações único-operador é permitido ter mais de um equipamentos, porém um único sinal por vez. Para estações multi-operador são permitidos vários equipamentos e sinais simultâneos em modos e bandas diferentes. Lembre-se que o Araucária VHF Contest é um evento internacional.

Para participar de um concurso em VHF tenho que subir em algum morro ?
Não obrigatoriamente. Participar de concursos em VHF pode render bons resultados mesmo ao nível do mar, onde alguns modos de propagação são mais freqüentes e favoráveis a exemplo da propagação transequatorial e Esporádica E. Estações em grande altitude levam vantagem havendo boa propagação via tropo e nos contatos ponto-a-ponto. Recomendamos que você escolha um local seguro e que lhe dê tranqüilidade, conforto e prazer em operar. O item segurança em primeiro lugar.

Posso participar de mais de um concurso ao mesmo tempo ?
A cada fim de semana temos vários importantes concursos, sejam eles nacionais ou internacionais. Você pode participar de quantos eventos conseguir. Aproveite os horários de propagação baixa para descansar ou fazer qso´s em bandas ou concursos diferentes. Boa sorte.